terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Grande busca: o Amor de “minha vida”

            O Cântico dos Cânticos ou o Cântico por excelência, expressa o grande anseio do coração humano: O AMOR (Cfr. Ct 3,1-4a).
Quem é a final , esse Amor? O grande gênio Agostinho de Hipona já falava da inquietação da alma que só encontra repouso nesse tal Amor. “Deus é Amor”  e nós seres humanos fomos criados à sua imagem  e semelhança, o que significa que em essência somos Amor.
Esse Amor é completo em Jesus Cristo, o Filho de Deus, nosso Salvador. Ele nos ensina a sermos bons samaritanos, acolhendo os que passam no caminho de nossas vidas, por vezes, feridos, e cheios de lagunas na alma e no corpo, necessitados de atenção, de cura, de dignidade, de amor...
 No Evangelho ( Jo 20,1-2.11-18 ), Maria Madalena aflita diz “ levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. Ela diz “ meu Senhor ”, isto é, Aquele que preenche o meu ser, sacia toda ansiedade do coração humano. Ele é o Amor Eterno, que plenifica, cura e eterniza nossa existência.
Caminhando mais um pouco Maria se encontra pessoalmente com Jesus Ressuscitado e agora é o próprio Jesus quem diz :“ Maria”!
A chama pelo nome, Jesus nos conhece na intimidade, quer ser familiar a cada um de nós, quer ser a nossa resposta, dá sentido e direção a nossos afetos, nossa vida.
Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “ Eu ví o Senhor e contou o que Jesus lhe tinha dito”. Significa que ela experimentou a presença, a vida plena de Jesus e porque está segura disso anuncia, comunica aos seus irmãos, testemunha que seu coração finalmente sabe onde está o Amor.

Pe. Manoel Barbosa Santos
                 Pároco