segunda-feira, 9 de abril de 2012

ESPIRITUALIDADE PARA OS CRISTÃOS DIZIMISTAS

               A questão “Dízimo” em nossa Igreja Católica é muito complexa por falta de formação e, também, de vivência bíblica. Quem conhece a Bíblia e ama a Igreja sabe que o Dízimo é o meio legítimo e abençoado para suprir a comunidade no tocante às demandas  materiais. Contudo, há uma outra dimensão que é preciso atentar: O sentido espiritual e Pastoral do Dízimo:

    1)Abel agradou a Deus por lhe oferecer os melhores frutos da colheita e do rebanho = Generosidade e senso de justiça (cfr.Gn 4,3-5).

2)Abraão deu o Dízimo de tudo que possuía após sua vitória contra os inimigos = Gratidão concreta (cfr.Gn 14,16-23).           

3)Malaquias faz um desafio: Seja fiel no Dízimo e veja se a resposta dEle não será infinitamente superior= a recompensa de Deus (cfr.Ml 3,10).

4)Jesus ensina que devemos priorizar a justiça,a misericórdia e a fidelidade e,por causa disso, doar também o Dízimo= Caminho de coerência (cfr.Mt 23,23).

 5) Os magos ao encontrarem o menino Jesus,o adoram, pois o reconhecem na natureza divina e,imediatamente,abrem seus cofres(abrem o coração) e lhe ofereceram ouro,incenso e mirra.Os melhores presentes que poderiam dar a Jesus= Oferecer a Deus o que é mais precioso (cfr.Mt 2,11-12).

6) O Apóstolo Paulo exorta a comunidade a ser generosa e a doar com alegria,pois é assim que Deus age para conosco= Comportamento de gratidão e bondade ( cfr. 2 Cor 9,6 -7).

        Cito essas seis passagens bíblicas dentre tantas outras, para Fundamentar o Dízimo como realidade bíblica e, portanto, parte do Projeto do Reino de Deus.
       A Comunidade Cristã é o sinal do Reino nesse mundo. Por isso, ao contrário da soberba, do egoísmo e da ganância, ela deve ter fielmente atitudes de partilha, fraternidade e doação, isso é profundamente espiritualidade.
       Daí que a Pastoral do Dízimo se reveste de sentido comunitário, pertença à Igreja e perspectiva de conversão.
                              UMA ORAÇÃO PARA OS DIZIMISTAS
Ó Senhor, abre o meu coração e concede-me sabedoria para não me deixar dominar pelo egoísmo, pela vaidade e pela avareza.
Que cada vez mais eu compreenda que é na partilha, na fraternidade e na disponibilidade, que está o fundamento do ser cristão.
Vivendo assim, serei sinal, sacramento e testemunho de uma fé madura e operante: que converte e transforma a pessoa, segundo a imagem e o estilo de Jesus Cristo.
Assim seja, Amém!

                                                                               Pe.Manoel Barbosa Santos
                                                                                    Pároco